Não há dúvidas de que o Canadá é um dos melhores países do mundo. A fama da economia forte e das cidades modernas atrai brasileiros todos os anos. Em 2018, por exemplo, o país da América do Norte expediu quase quatro mil vistos permanentes para brasileiros. Portanto se a sua intenção é estudar e trabalhar no Canadá, não deixe de ler este artigo.
Para entrar no país de forma legalizada, com o direito de frequentar um curso e trabalhar como qualquer nativo, é preciso atender aos requisitos do governo canadense. Na verdade, os critérios são mais simples do que se imagina. Do contrário não haveria tantos brasileiros vivendo no país que é reconhecido pela sua elevada qualidade de vida.
As altas taxas de desenvolvimento são uma consequência da economia robusta. Só para se ter uma ideia, a taxa de desemprego no Canadá é de 5,7% (uma das menores dos últimos 40 anos no país). No Brasil, esse mesmo índice é de 12% da população.
E, então, ficou curioso para saber como imigrar no país dentro da legalidade? Calma que já vamos lhe contar.
O que fazer: passo a passo para estudar e trabalhar no Canadá
A única pretensa barreira para estudar e trabalhar no Canadá é o idioma. O país tem duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Mas se você tem conhecimento intermediário num desses idiomas, fique tranquilo. Veja a seguir as dicas da Mundo Intercâmbio de como conseguir se matricular num curso e conseguir emprego no país.
1.Matrícula
Primeiramente você deve se matricular numa escola canadense. E não vale curso de idiomas, apenas, pois ele não possibilita a permissão para o trabalho.
Se o curso tiver duração inferior a seis meses, o trabalho não é autorizado. Neste caso, o brasileiro consegue tirar apenas o visto de turismo. Porém se o curso for superior a seis meses, pode-se conseguir o visto de estudante e o direito de trabalhar.
Mas é importante se atentar para estudar numa escola designada pelo governo. Isso quer dizer que a escola passou pelo crivo do governo do Canadá para ofertar cursos a estrangeiros portadores do visto de estudante.
O brasileiro tem duas escolhas de instituições a fazer:
- college: voltado ao mercado profissional, com seis meses a dois anos de duração;
- university: cursos mais longos, como mestrados e doutorados, voltados à pesquisa.
Para ser aprovado nas instituições de ensino superior, o brasileiro precisa apresentar o diploma de graduação e o histórico escolar, além de se submeter a testes para avaliar o nível de inglês ou francês. Os critérios variam de faculdade para faculdade.
2.Documentação
O segundo passo depois de ser aceito numa instituição de ensino do Canadá é providenciar a documentação para a obtenção do visto de estudante.
O documento é chamado de Letter of Acceptance (LOA) e é fornecido pela escola após a matrícula.
Entre os demais documentos necessários para o visto estão:
- passaporte válido;
- formulários de permissão de estudo;
- comprovação de recursos financeiros;
- documentos pessoais e fotos 3×4.
A Mundo Intercâmbio já tem expertise no assunto e pode lhe ajudar a fim de que você possa estudar e trabalhar no Canadá de forma legalizada e sem preocupações.
3.Trabalho
Depois de conseguir a matrícula e o visto, é hora de arrumar a bagagem e embarcar! Após chegar à cidade escolhida, o brasileiro pode começar a procurar emprego.
Para isso, é preciso se esforçar e ter uma estratégia bem definida a fim de conseguir trabalhar em terras canadenses. As velhas dicas de cadastrar-se em sites de agências de emprego, fazer networking e apresentar o currículo nas empresas ainda são válidas.
Além das opções de trabalho no mercado canadense, há duas alternativas de vistos institucionais para os brasileiros que vão para o Canadá. Confira:
- Co-Op: é um programa que equivale ao estágio das faculdades brasileiras. É obrigatório para a conclusão do curso e pode ser feito entre os semestres ou ao final do curso;
- Post Graduation Work Permit (PGWP): permissão de trabalho válida por três anos. Ela é concedida pelo governo canadense após a conclusão do programa de estudos. A permissão ocorre em casos nos quais o aluno estudou mais de um ano em faculdades públicas ou privadas.
Trabalho no Canadá: saiba como encontrar oportunidades
O seu novo emprego no Canadá vai depender muito do seu nível de domínio do idioma (inglês ou francês) e da sua qualificação profissional.
Via de regra há vagas em todas as áreas do mercado canadense, pois a economia já está consolidada.
A remuneração também é atrativa. Vagas de atendimento ao público, como barista e vendedor, ou ainda de serviços, como limpador de hotel e ajudante de cozinha, recebem em média 10,96 dólares canadenses por hora. O pagamento pode chegar a 14 dólares canadenses por hora dependendo da província.
Para quem já tem qualificação e domínio do idioma os rendimentos aumentam, variando conforme a posição na empresa. Portanto se você tem esses atributos fique atento às vagas abertas no país.
Uma reportagem da revista Canadian Business mostrou que as profissões mais em alta no país são diretor de administração pública (1º lugar), enfermeiro (2º lugar) e gerente de mineração e silvicultura (3º lugar).
Do outro lado estão os cargos mais procurados pelos trabalhadores menos qualificados do ponto de vista de capacitação profissional, como:
- lavador de pratos;
- garçom;
- cozinheiro;
- servente.
Seja qual for a área, o brasileiro que deseja estudar e trabalhar no Canadá também precisa se dedicar para ter uma boa performance.
A dica é procurar emprego no período que vai de março a maio e de agosto a setembro. O período concentra os meses em que as empresas estão abrindo novas vagas.
Embora o rendimento e a oferta de empregos sejam positivos, o custo de vida é alto em cidades como Toronto e Montreal. Porém localidades menores costumam ter aluguéis e um estilo de vida mais modestos.
Uma vez no país, o brasileiro só precisa se adaptar ao clima, que chega a apresentar invernos nevados e verões secos, à gastronomia e aos costumes.
Para concluir, estudar e trabalhar no Canadá é uma boa saída para brasileiros que estão buscando novas experiências no exterior. O país é reconhecido por ter índices elevados de emprego e renda, além de possuir belos atrativos turísticos.
Se você ficou com alguma dúvida ou desejar se aprofundar no assunto para colocar em prática o sonho de uma experiência internacional, procure a agência Mundo Intercâmbio e faça sua cotação.
Crédito das Fotos: Pexels