Intercâmbio após os 30 anos: saiba como funciona

Se você não realizou o sonho de estudar no exterior quando era adolescente, agora chegou sua vez. A tendência das escolas estrangeiras é oferecer cursos para adultos acima dos 30 anos. Em razão disso, fazer intercâmbio após os 30 tem sido uma boa saída para quem deseja viver uma nova experiência. 

A maioria dos intercâmbios é para adolescentes e jovens que estão iniciando a carreira. Eles ainda dependem dos pais e estão construindo seus projetos de vida.

Para os novatos existem muitas opções em vários países. Em grande parte dos programas é possível ficar hospedado em casa de família, estudar e até trabalhar dentro da lei. Esses estudantes acabam voltando para o Brasil com a cabeça cheia de ideias e com ânimo renovado. 

Mas se você já passou dos 30 anos, a percepção é um pouco diferente quando se pensa em fazer um intercâmbio. A maioria dos intercambistas experientes busca um aprimoramento profissional, uma nova vivência cultural ou ainda novos insights para uma mudança de carreira ou um novo estilo de vida. 

Se você tem 30, 40, 50 anos ou mais e nutre o desejo de estudar um segundo ou terceiro idioma em outro país através de um programa de intercâmbio, saiba como ele funciona e as suas vantagens. 

Pode-se dizer que a principal diferença do intercâmbio após os 30 é que você, enquanto aluno, vai estudar junto com pessoas da sua faixa etária. 

No fundo nada impede que você faça intercâmbio numa sala com pessoas mais jovens, e até mesmo adolescentes, ingressando num intercâmbio comum. Mas no intercâmbio 30+, como é chamado pelas agências, você pode ficar ao lado de pessoas com a mesma idade, os mesmos anseios e perfis. 

Como as pessoas com mais de 30 anos têm mais experiência de vida, as aulas se tornam mais ricas, com maior compartilhamento de ideias e mais conexão.

Ficou interessado? Veja a seguir os benefícios de optar por um intercâmbio na vida adulta. 

Intercâmbio após os 30: veja as principais vantagens

Entenda os principais benefícios de fazer intercâmbio após os 30:

  • estudar com pessoas da mesma idade;
  • enfrentar menos burocracia pelo fato de ser maior de idade;
  • ter independência financeira para viajar e estudar;
  • vivenciar uma cultura diferente;
  • fazer network;
  • tornar-se um pesquisador mais valorizado (no caso de intercâmbio científico);
  • agregar valor ao currículo no disputado mercado para pessoas mais maduras.

Enfim para quem acha que já perdeu o “time” para fazer um intercâmbio, está enganado, já que as oportunidades existem e estão aí para ser aproveitadas. 

Aprendizado: estude inglês de acordo com seu objetivo

O intercâmbio após os 30 também permite que você aprenda outro idioma conforme os seus objetivos e o seu perfil.

O tempo e o aproveitamento do curso, desse modo, pode ser definido levando-se em consideração alguns elementos, como: 

  • aplicação do novo idioma na sua carreira;
  • os seus projetos pessoais e profissionais;
  • o seu grau de conhecimento da língua;
  • o seu planejamento pessoal de permanência fora do Brasil. 

O ideal, seguindo essa linha de pensamento, é fazer um bom planejamento e dar início ao seu sonho. 

Experiência: intercâmbio abre sua mente


Intercâmbio após os 30

Retirada do Pexels

Se o intercâmbio é visto como uma oportunidade de conhecimento para os mais jovens, ele é encarado como uma chance de agregar valor à experiência acumulada ao longo de anos para os que já passaram dos 30 anos. 

A troca de experiência em sala de aula, o conhecimento de uma nova cultura, de novos costumes, o autoconhecimento e a superação de desafios se somam para a construção de uma personalidade muito mais sólida e plena. 

Como o mundo gira muito rápido, e a tecnologia trouxe novos conhecimentos, a chance de começar uma nova carreira depois de fazer um intercâmbio após os 30 é muito grande. 

Assim como abre-se a oportunidade de aprimorar o currículo para almejar uma promoção, um novo cargo de liderança numa empresa multinacional ou seguir a carreira de professor ou pesquisador. 

Destinos: descubra algumas cidades para estudar

Nós, da Mundo Intercâmbio, agência de intercâmbio que é referência no segmento, temos parceria com a EC English, para oferecer cursos de intercâmbio 30+. Confira os destinos onde você pode aprender inglês com pessoas do seu perfil e ainda desfrutar de excelentes passeios turísticos. 

Nova York


Nova York - Intercâmbio após os 30

Foto retirada do Pixabay

Considerada a capital do mundo, Nova York tem destinos turísticos que recebem 50 milhões de visitantes por ano. No “currículo” de melhor cidade para se visitar estão cartões-postais como a Times Square, Estátua da Liberdade, Central Park e muito mais. 

Toronto

Toronto é o maior centro financeiro do Canadá e é considerada uma das cidades mais cosmopolitas do mundo. Possui atrações turísticas como o Art Gallery of Ontario (museu de arte moderna), a Universidade de Toronto e o Queen’s Park. 

Vancouver 

Vancouver é uma das principais cidades canadenses. Devido ao porto, recebe anualmente milhares de turistas que estão fazendo cruzeiros para o Alasca. A bela cidade vive basicamente do turismo, mas tem uma forte economia.

Londres 

Londres, capital da Inglaterra, é uma das cidades mais globais do mundo. Tem quatro Patrimônios da Humanidade: Torre de Londres, Reais Jardins Botânicos de Kew, o Palácio de Westminster e o bairro de Greenwich. 

Dublin 

Foto retirada do Pexels

Dublin é o principal centro histórico, cultural e econômico da Irlanda. A cidade conta com três universidades e vários centros de ensino. Dublin é ainda a terra natal de escritores famosos, como Oscar Wilde, e de atores, como Colin Farrell. 

Malta 

Malta é um arquipélago no Mar Mediterrâneo, localizado no continente europeu, na fronteira com a África. Possui economia baseada no turismo e uma cultura riquíssima com grande importância histórica. 

Para concluir, fazer um intercâmbio após os 30 anos é viável e refina o seu currículo, bem como lhe garante um enriquecimento cultural. Os cursos oferecidos no exterior são voltados ao intercâmbio 30+, colocando pessoas com os mesmos interesses em sala de aula. 

A Mundo Intercâmbio tem programas de intercâmbio 30+ em destinos do continente americano e europeu. Para conhecer mais sobre intercâmbios, continue acompanhando nosso blog. E, se desejar, faça uma cotação de intercâmbio 30+ conosco.